RS: Governo paga nova rodada do Devolve ICMS no dia 30 de abril
- Andrei Nardi
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Mais de 600 mil famílias gaúchas em situação de vulnerabilidade têm direito ao benefício
O governo do Rio Grande do Sul realizará no próximo dia 30 de abril o pagamento de mais uma rodada do programa Devolve ICMS, com rees das parcelas fixa e variável. A ação é coordenada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e pela Receita Estadual.
A parcela fixa é de R$ 100 por família, enquanto a parcela variável é calculada com base no volume de compras com F nas notas fiscais emitidas no trimestre anterior, além da renda cadastrada no CadÚnico. O benefício é destinado a famílias em vulnerabilidade social e econômica.
Os valores são creditados automaticamente no Cartão Cidadão, que pode ser utilizado como débito em supermercados, farmácias e mais de 140 mil estabelecimentos da Rede Vero, sem taxa de manutenção.
Quem tem direito ao benefício
Têm direito ao Devolve ICMS as famílias que:
Estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
Recebem o Bolsa Família ou têm dependente matriculado na rede estadual de ensino médio;
Possuem renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita inferior a meio salário mínimo nacional;
Têm F ativo e domicílio no Rio Grande do Sul.
A consulta pode ser feita pelo site: devolveicms.rs.gov.br/participacao, com número do F e data de nascimento.
Sobre o programa
Lançado em 2021, o Devolve ICMS tem o objetivo de promover justiça tributária, devolvendo parte do imposto pago no consumo às famílias de baixa renda. Desde o início do programa, já foram devolvidos mais de R$ 836 milhões.
Atendimento
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site oficial (devolveicms.rs.gov.br) ou pelo Call Center 0800 541 2323.Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábados das 8h às 14h.
