top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IFRS – Campus Sertão registra casos de varicela e reforça medidas de controle e prevenção

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura

Instituição monitora situação em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde e orienta comunidade sobre sintomas, transmissão e cuidados

Casos de varicela (catapora) foram confirmados entre estudantes do O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Diante do cenário, a instituição está atuando em conjunto com a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde para monitoramento constante e adoção das medidas recomendadas pela Nota Técnica nº 2/2024 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

A varicela é uma infecção viral aguda e altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster (VVZ), e configura agravo de notificação compulsória estadual. Os primeiros sintomas incluem febre moderada, mal-estar, dor de cabeça, falta de apetite e dor de garganta, seguidos do surgimento de lesões na pele (bolhas cheias de líquido que coçam e evoluem para crostas). Embora seja geralmente benigna na infância, pode causar complicações em adolescentes, adultos e gestantes.

A transmissão ocorre por contato com secreções respiratórias ou com o líquido das lesões, iniciando de 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões e se estendendo até todas entrarem em fase de crosta. O período de incubação do vírus varia entre 10 e 21 dias.

Para evitar o contágio, recomenda-se manter ambientes bem ventilados, reforçar a higiene de superfícies e objetos de uso coletivo, lavar as mãos com frequência e não compartilhar itens pessoais, como garrafas, copos, talheres e bomba de chimarrão. Casos suspeitos ou confirmados devem ser isolados, com orientação para que a pessoa não frequente o campus e procure atendimento na Unidade Básica de Saúde do município. O retorno às atividades só deve ocorrer após a cicatrização total das lesões e com liberação médica.

O IFRS – Campus Sertão segue monitorando a situação e manterá a comunidade informada sobre eventuais atualizações.


VEJA TAMBÉM

bottom of page