top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AMAU representa municípios do Alto Uruguai na XXVI Marcha a Brasília

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 5 horas
  • 2 min de leitura

Delegação regional participou de debates sobre reforma tributária, saúde, educação e agricultura durante o maior evento municipalista do país

A capital federal foi palco, entre os dias 19 e 22/05, da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento reuniu mais de 12 mil gestores públicos de todo o país e teve como tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”, destacando a importância de fortalecer os municípios como protagonistas no desenvolvimento nacional.

A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) esteve presente com uma delegação que representou praticamente os 32 municípios da entidade. O presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Delfim, destacou a presença expressiva da região no encontro.

“Buscamos soluções para os nossos municípios e também para a região e as pautas municipalistas que dialogam diretamente com cada um dos prefeitos, que estão na linha de frente, em busca constante de dar respostas às demandas da comunidade”.

Durante a Marcha, os debates giraram em torno de temas centrais para os entes locais, como a Proposta de Emenda à Constituição da Sustentabilidade Fiscal (PEC 66/2023), a participação dos municípios no Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) — previsto na reforma tributária —, além de pautas prioritárias nas áreas da saúde e da educação.

Delfim deu ênfase às questões relacionadas à agricultura, setor duramente afetado nos últimos anos por estiagens consecutivas e enxurradas.

“Tivemos uma audiência no Ministério da Agricultura, juntamente com a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, e o deputado Alceu Moreira, buscando soluções para as questões relacionadas às dívidas dos agricultores, que não querem dar calote, e sim precisam de prazo para honrar seus compromissos. Busca-se a securitização dessas dívidas. Mas outras soluções estão sendo discutidas em prol dos agricultores, que precisam de socorro”.

O presidente da AMAU reforçou também a necessidade de descentralizar os recursos públicos.

“É necessário menos dinheiro para Brasília e mais recursos para os municípios, que é onde tudo acontece”.

Segundo ele, as diversas pautas tratadas ao longo da semana durante a Marcha devem gerar resultados práticos aos municípios, à região e ao estado.

Delfim destacou ainda a atuação conjunta dos prefeitos da AMAU na articulação com a bancada gaúcha para buscar recursos para o Hospital Santa Terezinha e demais casas de saúde do Alto Uruguai.

“A nossa AMAU tem uma característica de trabalhar sempre de forma muito unida, nas buscas de soluções para a região. Entre os temas junto à bancada gaúcha, a busca de recursos para o Hospital Santa Terezinha, e outras casas de saúde do Alto Uruguai”.

VEJA TAMBÉM

bottom of page